O que é a Epilepsia?

 

Segundo a definição do dicionário Aurélio a palavra "epilepsia" significa: "doença nervosa com manifestações ocasionais súbitas e rápidas entre as quais sobressaem convulsões e distúrbios da consciência", mas a palavra é derivada do grego, no qual significa uma condição de tornar-se dominado, apanhado ou atacado. 

 

A epilepsia é definida pela Organização Mundial de Saúde como uma "afecção crônica de etiologia diversa, caracterizada por crises repetidas, devidas a uma carga excessiva dos neurônios cerebrais, associada eventualmente com diversas manifestações clínicas e paraclínicas". Em outras palavras, certas mudanças patológicas nas células cerebrais causam uma atividade anormal, que se manifesta de outras maneiras, como contrações repetidas e espamódicas dos músculos de partes distintas do corpo (as convulsões), anomalias sensoriais e psicológicas), etc.

 

 

Referência:

 

JANSSEN, 2011, Jansen-Cilag [online]. Áreas Terapêuticas: Epilepsia: Faq: O que é a Epilepsia. Disponível em http://www.janssen-cilag.pt/bgdisplay.jhtml?itemname=epilepsy_faq&product=none [Acesso: 3-04-2011]